Tudo começou com duas pessoas apaixonadas pelo Samba, mais para isso precisavamos saber o que é o samba?

O samba é um gênero musical, que deriva de um tipo de dança, de “ raíz africana”, surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras. Dentre suas características originais, possui dança acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do Samba de roda nascido no Recôncavo Baiano.  Apesar de ser um gênero musical resultante das estruturas musicais europeias e africanas, foi com os símbolos da cultura negra que o samba se alastrou pelo território nacional. Embora houvesse variadas formas de samba no Brasil (não apenas na Bahia, como também no Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco e  São Paulo), sob a forma de diversos ritmos e danças populares que se originaram do batuque, o samba é entendido como uma expressão musical Urbana do Rio de Janeiro, então capital do Brasil Imperial, onde chegou durante a segunda metade do Século XIX levado por negros oriundos do sertão baiano. No Rio de Janeiro, a dança praticada pelos escravos libertos entrou em contato e incorporou outros gêneros musicais populares entre os cariocas.

A partir de então, esse estilo de samba urbano surgido no Rio de Janeiro começou a ser propagado pelo país e, na década de 1930, foi alçado da condição "local" a símbolo da identidade nacional brasileira. Inicialmente, foi um samba associado ao carnaval e posteriormente adquirindo um lugar próprio no mercado musical. Surgiram muitos compositores como Heitor dos Prazeres, João da Bahia, Pinxinguinha e Sinhô , mas os sambas destes compositores eram amaxixados, conhecidos como sambas-maxixe. Os contornos modernos desse samba urbano carioca viriam somente no final da década de 1920, a partir de inovações em duas frentes: com um grupo de compositores dos blocos carnavalescos dos bairros do Estácio de Sá e Osvaldo Cruz  e com compositores dos morros da cidade como em Mangueira, Salgueiro e São Carlos . Não por acaso, identifica-se esse formato de samba como "genuíno" ou "de raiz". Inicialmente foi discriminado e visto com preconceito, por suas origens negras, mas a medida que o samba no Rio de Janeiro consolidava-se como um gênero  musical urbano e moderno, ele passou a ser tocado em larga escala nas rádios, espalhando-se pelos morros cariocas e bairros da zona sul.

E foi assim que  o samba conquistou o público de todas as classes.

A conexão do samba é um meio de comunicação do carnaval  do Rio de Janeiro e são Paulo, onde profissionais na área  tem como objetivo levar ao público tudo o que acontece sobre o mundo do samba.

 

Aqui você pode descrever os usuários típicos e o porquê desse projeto ser importante para eles. É interessante motivar seus visitantes, assim eles irão retornar ao seu site.